ESPIRITUALIDADE PARA O DIA DE PENTESCOSTES
(Deixar fundo musical com música do Espírito Santo ou iniciar cantando um mantra que ajude a interiorizar: Tenho um Deus em mim…)
Animador: O dia de hoje, nos convida a acolher em nós o Espírito Santo em nossa vida. O Espírito é que vivifica, que move a Igreja de todos os tempos a ser anunciadora do mistério de Jesus Cristo, morto e ressuscitado para nossa salvação, e nos impele a ser construtores do Reino de Deus já aqui neste mundo. Tomemos consciência de que este Espírito se faz presente em nós e tracemos sobre nós o Sinal da Cruz. (Em nome do Pai…)
Animador: Este dia é dia de paz, de alegria, de escutar a Palavra de Deus e abrir o coração para o Espírito que é luz e força de transformação em nós e, por nós, no mundo.
(Fundo musical do Espírito Santo)
Vem, Espírito divino Vem, doce dono da alma,
manda a Tua luz desde o céu descanso do nosso esforço,
Pai amoroso do pobre, trégua no duro trabalho, dom esplêndido em Teus dons.
Brisa nas horas de fogo, luz que ilumina as almas
gozo que enxuga as lágrimas, fonte do maior consolo e reconforto no luto.
Entra até ao fundo da alma. Rega a terra que seca, divina luz,
enriquece-nos, cuida o coração doente,
olha o vazio do homem lava as manchas, se Tu lhe faltas por dentro,
infunde calor de vida no gelo,
vê o poder do pecado doma o espírito indómito, se não envias Teu alento.
Guia quem sai do caminho.
Reparte os Teus sete dons, conforme a fé dos Teus servos,
por Tua bondade e a Tua graça dá ao esforço o Seu mérito,
salva ao que busca salvar-se, dá-nos Tua alegria eterna.
Canto: Ó Luz do Senhor que vem sobre a terra…
LEITURA DO LIVRO DE EZEQUIEL (37, 1-14)
A mão do SENHOR estava sobre mim, e o SENHOR me levou em espírito para fora e me deixou no meio de uma planície repleta de ossos. Fez-me circular no meio dos ossos em todas as direções. Vi que havia muitíssimos ossos sobre a planície e estavam bem ressequidos. Ele me perguntou: “Filho do homem, estes ossos poderão reviver?” E eu respondi: “Senhor DEUS, és tu que sabes!” E ele me disse: “Profetiza sobre estes ossos e dize-lhes: Ossos ressequidos, ouvi a palavra do SENHOR! Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Vou infundir-vos, eu mesmo, um espírito para que revivais. Eu vos darei nervos, farei crescer carne e estenderei por cima a pele. Porei em vós um espírito para que revivais. Então sabereis que eu sou o SENHOR”. Profetizei conforme me fora ordenado. Enquanto eu profetizava, ouviu-se primeiro um rumor, e logo um estrondo, quando os ossos se aproximaram uns dos outros. Eu olhei e vi nervos e carne crescendo sobre eles e, por cima, a pele que se estendia. Mas faltava-lhes o sopro de vida. Ele me disse: “Profetiza para o espírito, profetiza, filho do homem! Dirás ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem, ó espírito, dos quatro ventos, soprar sobre estes mortos para que eles possam reviver!”. Profetizei conforme me fora ordenado, e o espírito entrou neles. Eles reviveram e se puseram de pé qual imenso exército. Então ele me disse: “Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eles dizem: ‘Nossos ossos estão secos, nossa esperança acabou, estamos perdidos! Por isso, profetiza e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Ó meu povo, vou abrir vossas sepulturas! Eu vos farei sair de vossas sepulturas e vos conduzirei para a terra de Israel. Ó meu povo, quando abrir vossas sepulturas e vos fizer sair delas, sabereis que eu sou o SENHOR. Quando incutir em vós o meu espírito para que revivais, quando vos estabelecer em vossa terra, sabereis que eu, o SENHOR, digo e faço — oráculo do SENHOR”.
(Breve reflexão do texto)

OS DONS DO ESPÍRITO SANTO[1]
(À leitura de cada dom, entram velas com o símbolo correspondente)
Leitor 1: A SABEDORIA tem mais a ver com o sabor do que com o saber. Numa sociedade onde cada vez mais se ouve: “A minha vida não tem sentido!” Nós, os cristãos, abrimo-nos ao DOM da SABEDORIA para aprender a saborear a vida, para saber discernir, desfrutar e agradar. O DOM da SABEDORIA consiste em reconciliar-se com a vida para assim ser sabor e sal da terra. (PAUSA)
Leitor 2: Nós abrimo-nos DOM do ENTENDIMENTO para conhecer a verdade de Jesus Cristo e chegar ao mais profundo da sua mensagem e da sua pessoa. O DOM do ENTENDIMENTO leva-nos a chegar à conclusão que por detrás deste mundo maravilhoso existe um Deus Criador. É o Deus de Abraão, de Jacob e de Moisés que se revelou ao Povo de Israel e encarnou no meio de nós em Jesus Cristo, seu Filho. (PAUSA)
Leitor 1: Através do DOM da INTELIGÊNCIA reconhecemos a mão de Deus onde outros vêm apenas circunstâncias humanas; descobrimos que Ele é o nosso verdadeiro amigo e n ́Ele podemos confiar, mesmo nos dias de angustia. (PAUSA)
Leitor 2: Necessitamos do Espírito que nos ensine a viver nas situações concretas da nossa vida, por isso abraçamo-nos ao DOM do CONSELHO.
A vida está feita de incidentes e cada um deles traz a sua complexidade e dificuldade. O DOM do CONSELHO é a sabedoria em ação, é o habituar-se a escuta a voz do Mestre, nas pequenas coisas da vida. Se estamos em sintonia com Ele, se nos deixamos guiar pelos seus conselhos vemos a luz. É Jesus Cristo que dá sentido à nossa vida, é Ele que, no meio das trevas da nossa vida, nos dá a luz e nos dá a força suficiente para avançarmos sem medo. (PAUSA)
Leitor 1: A FORTALEZA. Já conhecemos o caminho, agora temos que o percorrer. Necessitamos que o Espírito nos dê força, valor, coragem, constância e perseverança.
Ao sentirmos esta força nova, sentimo-nos renovados interiormente e proclamamos ao mundo a nossa fortaleza. Paulo vai mais longe e diz: “A força realiza-se na debilidade”. O Espírito vem em auxílio da nossa fraqueza, para não sucumbirmos sob o peso das dificuldades e para prosseguirmos, com esperança e alegria, o nosso seguimento de Jesus Cristo. (PAUSA)
Leitor 2: Nós abrimo-nos ao DOM da CIÊNCIA para que nos ensine a julgar retamente as coisas criadas e nos ajude a fazer nosso o dom da Criação.
O DOM da CIÊNCIA revela-nos a ordem da Criação e por contraste a desordem que é o pecado. Toda a Criação fala de Deus, porque foi Ele quem a criou. (PAUSA)

Leitor 1: A PIEDADE é a virtude da família. Abrimo-nos ao DOM da PIEDADE para nos sentirmos filhos de Deus e tomarmos consciência que temos um mesmo Pai. O DOM da PIEDADE leva-nos a sentir a ternura, a admiração, o afeto e a obediência para com Deus. O Espírito leva-nos a tratá-Lo por: ABBÁ, Paizinho.
O DOM da PIEDADE é o dom da família que abre-se ao dom da fraternidade, até chegar a ser o dom da amizade com os que estão ao nosso lado e o dom da hospitalidade, principalmente, para com os que são rejeitados pela nossa sociedade. (PAUSA)
Leitor 2: O DOM DO TEMOR DE DEUS não se trata de ter medo de Deus, mas de ter um grande medo de não o amarmos como convém. Somos impelidos a estar sempre insatisfeitos, procurando caminhar para a perfeição do amor. Sem perder o privilégio da proximidade que recebemos pela Encarnação, temos que recuperar o sentido de respeito e adoração que deve marcar a nossa relação com Deus.
O DOM do TEMOR DE DEUS, bem entendido é o temor que acaba com todos os medos, pois Cristo é o Principio e o fim e tudo lhe está submetido. (PAUSA)

Animador: Rezemos pedindo que o dom do Espírito Santo frutifique em nós. Que Ele conduza nossa vida e nos faça ser mais à imagem e semelhança de Deus.
Todos:
Ó Espírito Santo, amor do Pai e do Filho!
Inspirai-me sempre aquilo que devo pensar, 
aquilo que devo dizer,
como eu devo dizê-lo,
aquilo que devo calar,
aquilo que devo escrever,
como eu devo agir,
aquilo que devo fazer,
para procurar a Vossa glória, o bem das almas e minha própria santificação.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação.
Bênçãos para você!!!